Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/656
Title: Intussuscepção intestinal secundária a parasitose por Ancylostoma spp. em um cão.
Authors: Volkweis, Fabiana Sperd (Orientador)
Oliveira, Murilo Neves Borges de
Keywords: Intestino - animal
Nematoide
Invaginação
Issue Date: 26-Mar-2021
Citation: OLIVEIRA, Murilo Neves Borges de. Intussuscepção intestinal secundária a parasitose por Ancylostoma spp. em um cão. Orientador: Fabiana Sperb Volkweis. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: A intussuscepção é a invaginação de um segmento intestinal em outro adjacente, causada por alterações da motilidade. A ancilostomose é uma infecção parasitária de intestino delgado, que acomete animais de todas as idades, principalmente cães jovens. Ambas afecções possuem sinais clínicos inespecíficos, porém muito semelhantes, como anemia, anorexia, dispneia, letargia, perda de peso êmese, diarreia sanguinolenta, distensão, dor abdominal e prolapso retal. O tratamento preconizado para intussuscepção se dá através da laparotomia exploratória seguida da redução manual ou da ressecção e anastomose intestinal, e para ancilostomose preconiza-se o uso de anti-helmínticos e terapia suporte, quando necessário. Relata-se um caso de intussuscepção secundária a infecção por Ancylostoma spp. em um cão com diarreia crônica, reduzida através de técnica cirúrgica. Sendo abordado aspectos de diagnóstico, tratamento e complicações terapêuticas. Em que pese, é importante salientar que a ancilostomíase pode causar intussuscepção e que o médico veterinário deve estar a par do diagnóstico, do ciclo do parasita, das técnicas de prevenção ambiental e do tratamento clínico e cirúrgico.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/656
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Murilo Neves Borges de Oliveira_0003666.pdf641.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.