Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/658
Title: Qualidade microbiológica de salames artesanais e industrializados comercializados no Brasil: uma revisão sistemática.
Authors: Mello, Manuella Rodrigues de Souza (Orientador)
Santos, Sarah Moreira
Keywords: Alimento - seguro
Califormes
Salmonella
Issue Date: 26-Mar-2021
Citation: SANTOS, Sarah Moreira. Qualidade microbiológica de salames artesanais e industrializados comercializados no Brasil: uma revisão sistemática. Orientador: Manuella Rodrigues de Souza Mello. 2019. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: Este trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade microbiológica de salames industrializados e artesanais comercializados no Brasil, a partir da análise de Salmonella, coliformes a 45°C e Staphylococcus coagulase positivos. Foi feita uma revisão sistemática para embasamento dos dados primários, que serviram para os resultados obtidos neste trabalho. Os artigos selecionados, foram aqueles que tiveram sua publicação entre os anos de 2009 a 2019. Os microrganismos citados são potencialmente patogênicos, e sua presença em alimentos pode ser indício de falta de cuidados higiênicos. Podendo acarretar danos à saúde de quem os consome. Os resultados mais insatisfatórios foram obtidos em produtos de fabricação artesanal. Indicando assim, a necessidade de cuidados durante a fabricação e a fiscalização mais efetiva.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/658
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sarah Moreira Santos_0003643.pdf455.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.