Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/66
Title: Levantamento da saúde mental em população que reside provisória ou permanentemente nas ruas
Authors: Santos, Walquiria Lene dos (Orientador)
Santos, Cláudia Cristina da Silva Magalhães
Trajano, Rafaella Santos
Keywords: moradores de rua
saúde mental
atenção primaria
Issue Date: 15-Feb-2019
Citation: SANTOS, Cláudia Cristina da Silva Magalhães; TRAJANO, Rafaella Santos. Levantamento da Saúde Mental em População que Reside Provisória ou Permanentemente nas Ruas. Orientador: Walquiria Lene dos Santos. 2018. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2018.
Abstract: A população em situação de rua é heterogênea, que é formada por pessoas com diferentes realidades, mas que tem a condição de pobreza absoluta e falta de pertencimento à sociedade em comum. Estudo de campo, tendo abordagem qualiquantitativa, descrevendo o perfil epidemiológico é a percepção de saúde da população em situação de rua e o levantamento dos motivos do abandono do lar. A pesquisa foi desenvolvida, com 20 pessoas que reside permanentemente ou provisoriamente nas ruas, com idade acima dos 18 anos, devidamente cadastradas na Casa Santo André, localizada no Setor Sul - Gama-DF. Este estudo teve como objetivo geral descrever a percepção da saúde mental dos moradores em situação de rua. Os objetivos específicos foram: identificar patologias relacionadas a saúde mental de acordo com a percepção deles conforme dado em questionário. Observar a qualidade da saúde mental da população em situação de rua. Conhecer os motivos da saída de casa das pessoas em situações de rua. Descrever as dificuldades de viver em situação de rua. Descrever os prazeres de viver em situação de rua A coleta de dados foi realizada pelas pesquisadoras e pelo menos 2 auxiliares de pesquisa, visando a segurança das mesmas. Os resultados demonstraram que os entrevistados apresentavam algum tipo de confusão mental, mas quando perguntados sobre sua saúde mental, 25% dos homens e 35% das mulheres alegaram não ter nenhum problema relacionado a algum transtorno mental. Tendo uma percepção de si mesmos como excelentes. Em sua grande maioria a população que reside as ruas não apresentam interesse relacionado a sua saúde mental, mostrando-se relapsos, tendo um total de 65% dos entrevistados percebem seu bem-estar mental como saudável. Conclui-se que é possível observar que a atenção dada a saúde mental é relativamente baixa ou nula. Pois é dado mais importância a uma possível doença respiratória ou a um pé machucado do que aos danos causados mentalmente pelas drogas ou pela vivência na rua.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2018.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/66
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Claudia Santos_0000091_Rafaella Trajano_0000198.pdf197.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.