Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/663
Title: Pesquisa de parasitas com potencial zoonóticos em parques do Gama Distrito Federal.
Authors: Mota, Alberto de Andrade Reis (Orientador)
Sousa, Ana Paula Soares de
Keywords: Ancylostoma
Zoonose
Toxocara
Issue Date: 29-Mar-2021
Citation: SOUSA, Ana Paula Soares de. Pesquisa de parasitas com potencial zoonóticos em parques do Gama Distrito Federal. Orientador: Alberto de Andrade Reis Mota. 2019. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: Estudos demonstram ser comum a contaminação de ambientes públicos por parasitos com potencial zoonóticos, levando a infecções humanas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as helmintíases que são transmitidas pelo solo estão entre as mais acometidas nas crianças, sendo mais de um bilhão de pessoas das regiões mais pobres do mundo contaminadas por estes parasitas. O objetivo desta pesquisa é avaliar a contaminação, por parasitas, das areias das áreas de recreação infantil e parques da cidade do Gama Distrito Federal. Durante o mês de agosto de 2019 a novembro de 2019, a areia de 4 parques e praças públicas foram colhidas e analisadas, por meio de pesquisa parasitológica em laboratório Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC). As análises foram realizadas através das técnicas de Willis-Mollay (1921) e Lutz ou de Hoffmann, Pons e Janer (1934), sendo as mesmas adaptadas quanto aos tempos trabalhados. Os parques e praças analisados apresentaram amostras positivas para três tipos de parasitas, sendo em pelo menos uma das técnicas efetuada, encontradas larvas e ovos. Os resultados desta pesquisa mostram um grande nível de contaminação de locais públicos por enteroparasitos provenientes de fezes de cães, gatos, roedores e pombos das cidades do Gama do Distrito Federal, alguns destes com grande potencial zoonótico, colocando em risco de infecção outros animais e o ser humano.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/663
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Paula Soares de Sousa_0002684_parcial.pdf133.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.