Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/667
Title: A obesidade canina e a relação comportamental com o tutor.
Authors: Erbesdobler, Eleonora D’Avila (Orientador)
Lima, Ísis Catharine Liberal de
Keywords: Distúrbio - alimentar
Comportamento - animal
Antropomorfismo
Issue Date: 29-Mar-2021
Citation: LIMA, Ísis Catharine Liberal de. A obesidade canina e a relação comportamental com o tutor. Orientador: Eleonora D´Avila Erbesdobler. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: A obesidade canina se torna cada dia mais preocupante pelas consequências que acompanham essa patologia. Os fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento da obesidade canina são muitos, tais como genética, raça, patologias, condições reprodutivas e comportamentais. Muitos tutores, de forma equivocada, não percebem a condição corporal do seu cão, dificultando a prevenção e o tratamento. O estilo de vida sedentário, a superalimentação, o antropomorfismo e o ambiente em que esses animais vivem são questões que favorecem o desenvolvimento da obesidade. O objetivo deste trabalho foi destacar como o comportamento do tutor com seu cão podem influenciar no desenvolvimento da obesidade, evidenciando seus riscos e consequências a saúde do animal. O tratamento desta doença depende da conscientização e, principalmente, da colaboração dos tutores. O diagnóstico precoce e a melhor compreensão da doença contribuem para o sucesso do tratamento.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/667
Appears in Collections:Medicina Veterinária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Isis Catharine Liberal de Lima_0000163.pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.