Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/67
Title: Idosos, sexualidade e suas vulnerabilidades
Authors: Albuquerque, Ana Karolina Rodrigues (Orientador)
Araújo, Raiane Cristine de Sousa
Nascimento, Dayse Hellen Carvalho Ubaldo do
Keywords: HIV
idosos
prevenção
Issue Date: 15-Feb-2019
Citation: NASCIMENTO, Dayse Hellen Carvalho Ubaldo do; ARAÚJO, Raiane Cristine de Sousa. Idosos, sexualidade e suas vulnerabilidades. Orientador: Ana Karolina Rodrigues Alburquerque. 2018. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2018.
Abstract: Com a disponibilidade de alguns medicamentos, idosos estão prolongando a vida sexual ativa, ocasionando inúmeras consequências e riscos como o HIV, que teve incidência crescente nos últimos anos. Este estudo trata-se de uma revisão da literatura realizada nas plataformas de pesquisa Lilacs, Scielo, Bdenf, BVS e Google Acadêmico, por meio de abordagem qualitativa. Tendo como objetivo, identificar na literatura os principais fatores que possam interferir na saúde dos idosos sexualmente ativos. Os resultados foram discutidos por meio de 4 categorias, onde foi possível identificar frequentemente a abordagem relacionada as alterações fisiológicas do envelhecimento, e até o desconhecimento quanto ao vírus HIV e o uso do preservativo. Concluiu- se a necessidade de os profissionais de saúde, passarem a considerar o tema sexualidade como de maior importância a ser abordado com o paciente idoso, compreendendo estratégias preventivas aos riscos como a infecção pelo HIV, principalmente na atenção primária.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2018.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/67
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dayse Nascimento_0003413_Raiane Araujo_0001810.pdf184.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.