Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/676
Title: A síndrome de down e a odontologia.
Authors: Souza, Andreia de Oliveira (Orientador)
Silva, Suyanni Gomes da
Keywords: Sindrome de down
Sindrome de down
Odontologia - mosaicismo
Issue Date: 30-Mar-2021
Citation: SILVA, Suyanni Gomes da. A síndrome de down e a odontologia. Orientador: Andreia Oliveira Souza. 2019. 4f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.
Abstract: A síndrome de Down é um distúrbio congênito multissistêmico e apresenta-se de três maneiras distintas: trissomia livre do 21, translocação e mosaicismo, algumas características são próprias desses pacientes, dentre elas pode-se citar fissura palpebral oblíqua, pescoço largo e curto, nariz pequeno e curto e orelhas proeminentes. Grandes avanços ocorreram no intuito de melhorar o bem-estar físico e mental das crianças sindrômicas, o que resultou no aumento da expectativa de vida e mais interação com a sociedade. Esses pacientes em geral apresentam agenesia dentária, maloclusão, doença periodontal e a saúde oral é um fator indispensável no que tange a inclusão. Os profissionais envolvidos nos cuidados da criança com SD precisam aceitar que a odontologia exerce papel fundamental na melhoria de vida dessa parte da sociedade. Frente aos cuidados médicos exclusivos ao paciente sindrômico a saúde oral é deixada de lado e apresenta pouca importância., sendo vista com pouca prioridade.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2019.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/676
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Suyanni Gomes da Silva_0002529_parcial.pdf391.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.