Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/677
Title: Efeito dos alongamentos estático ativo e passivo na flexibilidade de adultos saudáveis.
Authors: Sousa, Arilson Fernandes Mendonça de (Orientador)
Anjos Júnior, Adilson edis Oliveira dos
Keywords: Alongamento - efeito
Alongamento - adulto
Flexibilidade
Issue Date: 30-Mar-2021
Citation: ANJOS JÚNIOR, Adilson edis Oliveira dos. Efeito dos alongamentos estático ativo e passivo na flexibilidade de adultos saudáveis. Orientador: Arilson Fernandes Mendonça de Sousa. 2020. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Educação Física) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: O alongamento é um exercício fundamental para o ganho de flexibilidade. Existe uma variabilidade de técnicas para se alongar, por exemplo, o alongamento pode ser com e sem assistência. O objetivo dessa revisão é verificar o efeito de duas técnicas de alongamento, o estático passivo e o estático ativo na flexibilidade de indivíduos saudáveis. Os critérios de inclusão, envolveu adultos de 18 a 35 anos, saudáveis, sem histórico de doenças ou lesões, que pudessem interferir nos resultados. O alongamento estático, consiste em alongar determinada musculatura isoladamente até atingir um leve desconforto, e manter-se na posição por um determinado tempo, e pode ser executado de duas formas, sendo ativo, utilizando a musculatura antagonista para chegar na amplitude desejada, ou de forma passiva, onde não se utiliza contração voluntária, podendo ser feito com ajuda de um parceiro ou ajustado em um aparelho mecânico. Os estudos mostram que é provável que o alongamento estático passivo, ofereça um maior efeito na flexibilidade, quando comparado com o estático ativo.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade Educação Física, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/677
Appears in Collections:Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adilson Nedis Oliveira dos Anjos_0006010.pdf282.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.