Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/70
Title: Principais eventos adversos pós-vacinação em crianças com até 04 anos
Authors: Cardoso, Rennée (Orientador)
Silva, Flávia Barbosa da
Keywords: vacinas
eventos adversos
imunização
Issue Date: 15-Feb-2019
Citation: SILVA, Flávia Barbosa Santos da. Principais eventos adversos pós-vacinação em crianças com até 04 anos. Orientador: Rennée Cardoso. 2018. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2018.
Abstract: As vacinas são consideradas produtos seguros, eficazes na prevenção de doenças e de custo-benefício favorável. Historicamente é possível identificar avanços importantes na redução dos índices de morbimortalidade e no controle das doenças transmissíveis, como por exemplo: a erradicação mundial da varíola e, no Brasil, da febre amarela urbana, no entanto podem ocorrer eventos adversos que define-se como uma ocorrência médica indesejável. Tem-se por objetivo geral descrever os principais eventos adversos pós- vacinação em crianças com até 04 anos. Trata-se de uma revisão de literatura com abordagem qualitativa. As informações para construção da pesquisa, foram obtidas a partir das bases de dados: Centro Latino-Americano de Informação em Saúde (Lilacs), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline) e na biblioteca eletrônica Scientific Electronic Library Online (SciELO). Devido ao serviço de imunização ser uma das maiores demandas da atenção básica, torna-se relevante investigar sobre os eventos adversos pós-vacinação, pois os estudos contribuem para a socialização de conhecimento que desmitifica mitos relacionados à imunização que dificultam a ampla cobertura vacinal e o alcance do controle das doenças transmissíveis. As notificações dos eventos adversos permitem, aos profissionais de saúde, monitorar os imunobiológicos mais reatogênicos e, assim, auxiliar na avaliação dos riscos e benefícios em relação à imunização.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2018.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/70
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Flávia Silva_0000394.pdf169.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.