Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/71
Title: Complicações do Lúpus Eritematoso Sistêmico e o comprometimento da qualidade de vida
Authors: Lima, Évily Caetano de (Orientador)
Sousa, Gleidiane Alves
Keywords: lúpus eritematoso sistêmico
complicações
qualidade de vida
Issue Date: 15-Feb-2019
Citation: SOUSA, Gleidiane Alves. Complicações do Lúpus Eritematoso Sistêmico e o comprometimento da qualidade de vida. Orientador: Évily Caetano de Lima. 2018. 9f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2018.
Abstract: Lúpus Eritematoso Sistêmico é um transtorno autoimune multissistêmico com um amplo espectro de apresentações clínicas que acomete quase todos os órgãos e tecidos, atingindo 1 a 22 pessoas a cada 100 mil. Este estudo teve como objetivo listar as principais complicações da doença e como estas interferem na qualidade de vida do portador. Trata-se de uma revisão da literatura com abordagem qualitativa, em que o material científico utilizado foi obtido por busca eletrônica e publicado no período de 2006 a 2018, de modo a representar o contexto atual. Observou-se que as complicações mais comuns são manifestações hematológicas, cutâneas, articulares, pulmonares, neurológicas e cardíacas. Estas manifestações influenciam de diversas maneiras e formas a qualidade de vida do portador e como este vivencia a doença, especialmente com o desenvolvimento de depressão e dificuldades de relacionamento social. Por meio desse estudo foi possível notar quão importante é o conhecimento do profissional de saúde sobre a doença e impactos da mesma, para que exerça seu papel de forma a alcançar a excelência na restauração da qualidade de vida dos portadores.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2018.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/71
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gleidiane Souza_0003482.pdf121.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.