Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/710
Title: Ozonioterapia como opção terapêutica para lesões em cavidade oral.
Authors: Braz, Paulo Vitor Fernandes (Orientador)
Abreu, Bruna de Sousa
Keywords: Odontologia - afta
Ozônio
Óleo - ozônio
Issue Date: 7-Apr-2021
Citation: ABREU, Bruna de Sousa Abreu. Ozonioterapia como opção terapêutica para lesões em cavidade oral. Orientador: Paulo Vitor Fernandes Braz. 2020. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: A ozonioterapia é uma alternativa terapêutica para procedimentos orais que promove analgesia, bioestimula, e possui propriedades antimicrobianas. O presente estudo tem como objetivo avaliar o efeito da ozonioterapia no tratamento de lesões orais, especialmente em lesões de estomatite aftosa recorrente e líquen plano oral. O ozônio surge como uma terapia benéfica e com baixa prevalência de reações adversas, sendo uma opção de tratamento viável para pacientes comprometidos sistematicamente. As lesões aftosas tratadas com ozônio tópico demonstram obter alta prevalência de cura entre 48 horas e 96 horas, considerado um tratamento de baixo custo e acessível. Apesar da insuflação gasosa ser realizada apenas em consultório, o tratamento demonstrou ter um alto efeito analgésico e resultados satisfatórios. A candidíase oral ocorre como efeito adverso em pacientes portadores de LPO, devido ao uso de corticoides, o ozônio além de contribuir com a remissão dessas lesões, impede a proliferação desse fungo. O uso do ozônio associado a uma técnica correta e segura pode devolver qualidade de vida ao paciente, entretanto faltam pesquisas e protocolos validados para uma indicação segura.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/710
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruna de Souza Abreu_0005118.pdf237.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.