Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/714
Title: A importância da irrigação do sistema de canais radiculares: soluções irrigadoras.
Authors: Moreira, Cláudia Lúcia (Orientador)
Silva, Fabiana Souza da
Keywords: Endodontia
Clorexidina
Canal - radicular
Issue Date: 27-Apr-2021
Citation: SILVA, Fabiana Souza da. A importância da irrigação do sistema de canais radiculares: soluções irrigadoras. Orientador: Cláudia Lúcia Moreira. 2020. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020
Abstract: O tratamento biomecânico dos canais radiculares busca proporcionar um ambiente asséptico ao sistema de canais radiculares, permitindo a eliminação de um quadro de infecção e o restabelecimento da função do dente. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura abordando a importância da irrigação no sistema de canais radiculares com as soluções irrigadoras Hipoclorito de sódio, EDTA e Clorexidina durante o tratamento endodôntico. A característica da pesquisa foi científica, com base qualitativa, através do estudo de artigos publicados nas bases de dados Pubmed e Scielo, no período de 2010 a 2016. A conclusão do estudo permite dizer que a desinfeção dos canais radiculares durante o preparo biomecânico é essencial para o sucesso do tratamento endodôntico e que as soluções de EDTA, NaOCl e Clorexidina apresentam propriedades capazes de eliminar bactérias, remover a camada de smear layer e auxiliar na eliminação dos processos inflamatório e infecciosos.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/714
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fabiana Souza da Silva_1311155898.pdf193.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.