Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/81
Title: Impactos da síndrome de Burnout na enfermagem
Authors: Cardoso, Rennée (Orientador)
Nogueira, Lara Sandra Fernandes
Keywords: enfermeiro
saúde do trabalhador
burnout
Issue Date: 15-Feb-2019
Citation: NOGUEIRA, Lara Sandra Fernandes Nogueira. Impactos da Síndrome de Burnout na Enfermagem. Orientador: Rennée Cardoso. 2018. 12f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2018.
Abstract: Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso no ambiente laboral. Ressalta-se aqui que o enfermeiro vítima do burnout tende a isolar-se e começa a nutrir um sentimento de antipatia pelo outro, o que é um grave problema para um profissional que lida diariamente com outras pessoas. Há também o sentimento de insatisfação consigo mesmo e daí deriva-se sentimento de incompetência e baixa autoestima. Objetivo geral: Tem como objetivo descrever o que acontece com o profissional Enfermeiro que adquire essa síndrome e suas consequências no cotidiano, discutindo fatores que favoreçam o desenvolvimento da síndrome e sua possível sintomatologia, bem como tratamento. Metodologia: Trata-se de uma revisão da literatura, qualitativa, com abordagem descritiva. Foi realizada busca de artigos científicos e manuais técnicos, publicados entre 2008 e 2018. A escolha das publicações quanto aos critérios de inclusão e exclusão, realizou-se a partir de artigos publicados na íntegra entre os anos de 2008 a 2018, de Língua Portuguesa que tiveram relevância com a temática proposta. Considerações finais: A síndrome de burnout tem tratamento, mas, em muitos casos, o indivíduo não busca se tratar, seja por falta de tempo ou por desacreditar que está doente. É necessário um olhar mais atento para esses profissionais e atitudes de prevenção devem ser adotadas em qualquer instituição. É preciso que se recupere o sentido humano dessa profissão, ligada diretamente à vida e tão importante para a sociedade.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2018.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/81
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lara Nogueira_1320159897.pdf177.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.