Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/856
Title: Proposta de moradia para a população em situação de rua.
Authors: Bomtempo, Mariana Ribeiro (Orientador)
Nascimento, Willian Rafael Araújo do
Keywords: Habitação - social
Morador - rua
Arquitetura - social
Issue Date: 27-Aug-2021
Citation: NASCIMENTO, Willian Rafael Araújo do. Proposta de moradia para a população em situação de rua. Orientador: Mariana Ribeiro Bomtempo. 2021. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Os sujeitos que moram na rua requerem ações efetivas que auxiliem na sua reestruturação social. Essa pesquisa pretende direcionar uma forma de contribuir e ajudar essa população que reside na rua, onde a negligência perante a falta de políticas públicas que auxiliem a faixa zero da athis (Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social), tem como resultado a presença de pessoas morando em logradouro público, em estado crítico e desumano. Assim, o intuito desse projeto é propor uma moradia coletiva como ferramenta para uma reestruturação social dessas pessoas. Esse assunto, está presente em quase todas as metrópoles do mundo, e é perceptível uma grande falha das políticas públicas desenvolvidas para o contexto urbano. Os conflitos que emergem com as inter-relações entre a população de rua e o restante da população urbana traz sensação de insegurança para os espaços urbanos e mostram a extrema miséria que uma pessoa pode passar nas grandes cidades. Dessa forma, esse projeto de pesquisa propõe elaborar estudo sobre como a arquitetura pode ajudar com o acolhimento da população em situação de rua e contribuir para a reintegração social dessas pessoas. Tendo como referência os moradores de rua que estão em vulnerabilidade social localizados no Setor Comercial Sul da Região administrativa No I – Plano Piloto e que utilizam áreas e edifícios públicos para ter uma “proteção” durante a noite.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/856
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Willian Rafael Araújo do Nascimento_0005834.pdf7.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.