Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/878
Title: Uma nova saída sul: proposta de recomposição dos fragmentos urbanos de Valparaíso de Goiás.
Authors: Souza, Octávio dos Santos (Orientador)
Trindade, Ulisses Souza da
Keywords: Planejamento - urbano
Urbanismo - modernidade
Arquitetura - Valparaíso (GO)
Issue Date: 26-Aug-2021
Citation: TRINDADE, Ulisses Souza da. Uma nova saída sul: proposta de recomposição dos fragmentos urbanos de Valparaíso de Goiás. Orientador: Octávio dos Santos Souza. 2020. 84f. rabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: Este trabalho aborda sobre a mobilidade urbana: confluência de fluxo na BR-040 entre a cidade de Valparaíso de Goiás e a Região Administrativa de Santa Maria e a falta de planejamento urbano na cidade de Valparaíso de Goiás. Desenvolver esse tema é importante para beneficiar a qualidade de vida de quem utilizar a BR-040 diariamente e para melhoria das cidades do entorno sul do Distrito Federal, principalmente a cidade de Valparaíso de Goiás. Neste trabalho final de graduação foi feito uma pesquisa bibliográfica que vai da história de ocupação da região centro oeste, da transformação de cidade não caminháveis para cidades caminháveis, do planejamento urbano nas cidades e os princípios de reurbanização e também do levantamento de dados através de pesquisa estatística. Foram apresentados alguns problemas e busca de soluções e alternativas. Alguns dos pontos importantes foram as constatações dos problemas que envolveram o processo de migração vindo principalmente depois da construção de Brasília para as cidades de Goiás que ficam no entorno de Brasília. Esse processo acarretou nos problemas que as cidades do entorno sofrem, como a falta de infraestrutura adequada. O planejamento urbano para a cidade de Valparaíso de Goiás é necessário para solucionar uns dos problemas mais frequente hoje que é o congestionamento na BR-040.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/878
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ulisses Souza da Trindade_0005032.pdf7.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.