Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/897
Title: Humanização da assistência de enfermagem na unidade de terapia intensiva (UTI): uma revisão de literatura.
Authors: Junior, Atvaldo Fernandes Ribeiro (Orientador)
Silva, Ana Paula Diniz da
Adeodato, Kessia Lorraine do Carmo
Keywords: Política - pública
Cuidado - enfermagem
Humanização - assistência
Issue Date: 18-Sep-2021
Citation: SILVA, Ana Paula da; ADEODATO, Kessia Lorraine do Carmo. Humanização da assistência de enfermagem na unidade de terapia intensiva (UTI): uma revisão de literatura. Orientador: Atvaldo Fernandes Ribeiro Junior. 2020. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: A importância do enfermeiro na humanização da assistência ao paciente na UTI e analisar a qualidade dessa assistência humanizada para o cliente. objetivo descrever a humanização da assistência de enfermagem na unidade de terapia intensiva. Trata-se de uma revisão bibliográfica com abordagem integrativa, que reúne a opinião de diversos autores acerca do assunto abordado e permite uma reflexão do tema. A busca ocorreu através nas Bases de Dados Pubmed (Publicações Médicas), BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), SCIELO (Scientific Electronic Library Online).Os artigos selecionados para compor este estudo foram de 2010 até 2020. Os resultados demonstram o quanto é importante o acolhimento da equipe da unidade de terapia intensiva com o paciente. A participação dos familiares no processo terapêutico, o respeito à espiritualidade e fé do paciente e sua família e a comunicação como um todo, seja entre a equipe, entre profissionais de saúde e pacientes, profissionais e familiares. No contexto da unidade de terapia intensiva, a humanização da assistência de enfermagem influencia na melhora da qualidade do tratamento do usuario. Para concluir, foram destacados vários pontos positivos e negativos sobre a assistência da enfermagem, como por exemplo, a comunicação e a sobrecarga de trabalho. Espera-se que este estudo traga reflexões no que se refere a humanização do cuidado de enfermagem nas unidades de terapia intesiva.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/897
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Paula Diniz da Silva_0006199 _ Kessia Lorraine do Carmo Adeodato_0003051.pdf247.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.