Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/898
Title: Percepções da enfermagem frente ao processo de morte e morrer em cuidados paliativos.
Authors: Brito, Virgínia Rozendo de (Orientador)
Oliveira, André Souza de
Oliveira, William de Sousa
Keywords: Cuidado paliativo
Enfermagem - percepções
Assistência
Issue Date: 18-Sep-2021
Citation: OLIVEIRA, André Souza de; OLIVEIRA, William de Sousa. Percepções da enfermagem frente ao processo de morte e morrer em cuidados paliativos. Orientador: Virgínia Rozendo Brito. 2020. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: A enfermagem tem contato com a humanidade desde o nascimento até a morte, neste aspecto, tem sido desafiador a atenção aos cuidados paliativos em pacientes terminais por parte da enfermagem. Diante de toda essa temática e problemática, tem-se por objetivo saber quais são as percepções da enfermagem diante do processo morte e morrer em relação ao paciente em cuidados paliativos. O presente estudo trata – se de uma revisão bibliográfica do tipo integrativa, a amostra foi composta por 5 artigos que após a utilização após os critérios de inclusão e exclusão. Para a realização desta revisão foram utilizadas as seguintes bases de dados, PROQUEST e BVS, foi utilizado os seguintes descritores: enfermagem, percepção e cuidados paliativos. Os cuidados paliativos devem ser tratados de uma forma holística, cujo será envolvidos o paciente, equipe de enfermagem e a família. A atenção não deve ser feita a doença a ser tratada ou curada, mas sim o paciente. A equipe de enfermagem tem uma luta diária com diversas situações durante os seus dias, por querem prolongar a vida de seus pacientes, mas as vezes mesmo com todo seu valioso esforço, a morte acontece, e essa sensação de incapacidade vem com toda força.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/898
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
André Souza de Oliveira_0003829_William de Sousa Oliveira _ 0004702.pdf289.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.