Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/901
Title: Principais características das feridas oncológicas.
Authors: Medeiros, Gilney Guerra de (Orientador)
Silva, Carissia Aguiar da
Viana, Dyegisla Fernanda de Araujo
Keywords: Enfermagem - oncológica
Enfermagem - cuidados
Ferimento - lesão
Issue Date: 18-Sep-2021
Citation: SILVA, Carissia Aguiar da; VIANA, Dyegisla Fernanda de Araujo. Principais características das feridas oncológicas. Orientador: Gilney Guerra de Medeiros. 2020. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: De maneira geral, o enfermeiro ocupa importancia na avaliação das feridas, devido sua formação generalista e por sua dedicação ao cuidado do paciente de forma holística. O objetivo foi analisar como se apresentam as feridas oncológicas em pacientes com problemas epitelias devido a neoplasia. Buscou-se também, identificar as melhores práticas da enfermagem no tratamento usado em feridas oncológicas de acordo com a característica apresentada pela ferida, e verificar o manejo das feridas oncológicas. .Trata-se de uma revisão bibliográfica, do tipo integrativa obtidas a partir das bases de dados: Centro Latino- Americano de Informação em Saúde (Lilacs) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline). Scientific Eletrônic Library Online (SCIELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), no período de agosto a novembro do ano de 2020. As feridas oncológicas se caracterizam como feridas que podem receber tratamento, desde que o câncer se encontre em fase inicial e tenha possibilidades de cura. Conclui-se que as principais características das feridas oncológicas são: odor, sangramento, exsudato, necrose e a difícil cicatrização. Por isso o tratamentos dessas feridas pode ser considerado um cuidado paliativo. Os principais curativos usados nessa feridas são: Alginato de cálcio, hidrogel, carvão ativado, sulfadiazina de prata e hidrocolóide.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/901
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carissa Aguiar da Silva_0005078 _Dyegisla Fernanda de Araujo Viana_0005392.pdf323.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.