Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/92
Title: Principais tipos de violências obstétricas sofridas pelas parturientes
Authors: Lucena, Glaucia Pereira de (Orientador)
Nery, Vanilde Pereira
Keywords: violência obstétrica
humanização
violência
parturientes
Issue Date: 7-Mar-2019
Citation: NERY, Vanilde Pereira. Principais Tipos de Violências Obstétricas Sofridas pelas Parturientes. Orientador: Glaucia Pereira de Lucena. 2018. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2018.
Abstract: O estudo do tema violência obstétrica é muito relevante para a saúde da parturiente, do recém-nascido e daqueles que os cercam, pois atinge todo o âmbito familiar. Sendo assim, esse estudo objetivou averiguar, por meio de revisão integrativa, quais os principais tipos de violências obstétricas sofridas pelas parturientes e apresentar as principais evidências atualizadas encontradas nos artigos selecionados. A busca dos artigos incluídos na revisão foi realizada em importantes bases de dados nacionais, sendo: Literatura Latino-americana em Ciências de Saúde (LILACS); Scientific Electronic Library Online (SciELO). O tempo de busca foi de março a maio de 2018. Os 20 artigos selecionados, foram expostos em forma de quadro para uma melhor visualização. A discussão dos resultados foi organizada em quatro subtemas: conhecimento sobre a violência obstétrica, tipos de violências obstétricas, sentimentos expressos frente à violência obstétrica e assistência adequada à parturiente. Concluiu-se, após a leitura dos artigos que são muitos os tipos de violências obstétricas e que são praticados com uma alta freqüência nos serviços de atenção ao parto. Dentre as violências mais encontradas estão a prática rotineira de episiotomia, o uso indiscriminado de ocitocina, a manobra de Kristeller e o parto cesárea sem uma indicação respaldada pela ciência.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2018.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/92
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vanilde Nery_0006985.pdf259.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.