Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/923
Title: Benefícios da musicoterapia quando empregada à criança em tratamento oncológico.
Authors: Caldeira, Angelita Giovana (Orientador)
Miranda, Dálet Moura
Almeida, Rodrigo Alexandre de
Keywords: Musicoterapia
Pediatria
Oncologia
Issue Date: 23-Sep-2021
Citation: MIRANDA, Dálet Moura; ALMEIDA, Rodrigo Alexandre de. Benefícios da musicoterapia quando empregada à criança em tratamento oncológico. Orientador: Angelita Giovana Caldeira. 2020. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: A musicoterapia é caracterizada pela música sendo utilizada de uma forma profissional no cenário clínico terapêutico. No campo da neuropsicologia tem se manifestado amplamente, podendo estimular e formar o controle do impulso e da emoção. A musicoterapia pode cumprir um papel em todos os aspectos do ser humano e pode ser usado como um artifício pela equipe de enfermagem, embora a experiência musical seja individual, pode incitar de forma positiva nos pacientes. Trata-se de uma revisão de literatura narrativa e seu objetivo é determinar os benefícios da musicoterapia durante o tratamento do câncer infantil. Os artigos e utilizados estão entre os anos de 2010 a 2020, no idioma português e espanhol encontrados nas plataformas Scientific Eletrônic Library Online (SCIELO) e Google Acadêmico. A musicoterapia promove o aprendizado e a autoestima devido às terapias relacionadas que podem satisfazer os fatores espirituais e sociais, contribui no atendimento ao paciente pediátrico que pode reduzir o estresse e a ansiedade. O cuidado é utilizado pela equipe de enfermagem e tem obtido boas respostas após sua iniciativa, incluindo funções de enfermagem, como identificar mudanças de atitudes, determinar a relevância da música para o paciente e incentivar o apego com música e sua relação. A combinação da música traz à criança a sensação de estar em um ambiente confortável, além de estimular o desenvolvimento psicomotor, a demonstração de sentimentos e o consumo de energia.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/923
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dálet Moura Miranda_0004537_Rodrigo Alexandre de Lima_0004386.pdf193.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.