Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/931
Title: Cuidados de enfermagem no estabelecimento do vínculo entre mãe e o bebê no puerpério.
Authors: Giustina, Flávia Pinheiro Della (Orientador)
Mota, Leticia Rodrigues dos Santos
Silva, Raysla Raylane Araujo da
Keywords: Vínculo afetivo
Puerpério
Relação - mãe-filho
Issue Date: 25-Sep-2021
Citation: MOTA, Leticia Rodrigues dos Santos; SILVA, Raysla Raylane Araujo da. Cuidados de enfermagem no estabelecimento do vínculo entre mãe e o bebê no puerpério. Orientador: Flávia Pinheiro Della Giustina. 2020. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: O presente artigo é uma revisão integrativa da literatura sobre os cuidados de enfermagem no estabelecimento do vínculo entre a mãe e o bebê no puerpério. Sabe-se que o pós-parto é um processo natural do corpo feminino, que se inicia logo após o parto, sendo através dele que se desencadeará diversos processos como o aumento da ocitocina, de acordo com o tempo de interação e construção de vínculo da mãe com o filho, sentimento de realização por causa da ideia de continuidade da descendência e da realização de um sonho e sentimento de alívio. O objetivo desse estudo foi conhecer os cuidados da enfermagem que contribuem para o estabelecimento do vínculo materno-infantil no puerpério; e assim verificar as dificuldades encontradas no processo de vínculo entre mãe e filho no pós-parto; listar os cuidados da enfermagem quanto à orientação e acompanhamento; e conhecer o papel do enfermeiro na rede de apoio às mães e bebês quanto ao estabelecimento do vínculo. Os resultados deste estudo revelaram a importância dos profissionais da saúde na contribuição do vínculo materno-infantil, como a rede de apoio é fundamental para a mãe e para o recém- nascido, pois auxilia no desenvolvimento físico e psicológico. Assim, este trabalho é relevante por destacar a importância dos cuidados à puérpura com dificuldades no estabelecimento do vínculo, para uma intervenção adequada.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/931
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leticia Rodrigues dos Santos Mota_0004348_Raysla Raylane Araujo da Silva_0004346.pdf232.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.