Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/934
Title: Atuação do enfermeiro na prevenção e cuidado ao paciente vítima de acidente vascular cerebral: revisão integrativa.
Authors: Rodrigues, Nayara dos Santos (Orientador)
Brandão, Lucas Gonçalves
Neiva, Ludmyla Guedes
Urani, Mislene Soares
Keywords: Enfermagem - promoção de saúde
Acidente - vascular cerebral
Educação em saúde
Issue Date: 25-Sep-2021
Citation: BRANDÃO, Lucas Gonçalves; NEIVA, Ludmyla Guedes; URANI, Mislene Soares. Atuação do enfermeiro na prevenção e cuidado ao paciente vítima de acidente vascular cerebral: revisão integrativa. Orientador: Nayara dos Santos Rodrigues. 2020.14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: O acidente vascular cerebral (AVC) define-se por danos neurológicos, capazes de causar prejuízos ao tecido cerebral, podendo levar o indivíduo a sequelas irreversíveis e/ou a morte. Para diminuir a incidência, o conhecimento da população a respeito da manifestação, prevenção e tratamento é considerado a maneira mais eficaz e pode ser realizada através de políticas de saúde. Objetivo: Identificar a importância do profissional enfermeiro na assistência a pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral, e como objetivos específicos, identificar a atuação do enfermeiro na educação em saúde e nos fatores de risco associados ao Acidente Vascular Cerebral. Método: Revisão integrativa da literatura conduzida nas bases de dados Scielo e BVS. Neste sentido, a questão norteadora adotada foi: Qual a importância do profissional enfermeiro na prevenção e assistência ao paciente vítima de AVC? Resultado: Dos 285 artigos encontrados, após aplicados os critérios de inclusão e exclusão, restaram 12 artigos que atendem ao objetivo da pesquisa. Conclusão: O enfermeiro tem um papel fundamental na prevenção ao AVC, pois enquanto educador de saúde, atua como guia para os pacientes, orientando-os a desenvolver um senso de auto responsabilidade, para que realizem mudanças de hábitos com a finalidade de prevenir o AVC ou outras injúrias à saúde. E, adicionalmente, este profissional presta essencial papel na assistência ao paciente vítima de AVC com o foco sobretudo em sua reabilitação com a vinculação de cuidadores e familiares.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/934
Appears in Collections:Enfermagem



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.