Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/936
Title: Novas rotinas e estilo de vida de crianças e adolescentes diagnosticados com diabetes mellitus.
Authors: Souza, Bruna Marcela Lima de (Orientador)
Moura, Milena Pereira de
Nunes, Stephanie Souza
Melo, Tâmila Faria Freitas
Keywords: Diabetes - mellitus
Criança - adolescente
Família - experiência
Issue Date: 25-Sep-2021
Citation: MOURA, Milena Pereira de; NUNES, Stephanie Souza; MELO, Tâmila Faria Freitas. Novas rotinas e estilo de vida de crianças e adolescentes diagnosticados com diabetes mellitus. Orientador: Bruna Marcela Lima de Souza. 2020. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: Diabetes mellitus tipo 1 (DM-1) é uma doença crônica, sem desenvolvimento de cura, com aparecimento comum entre crianças e adolescentes. O objetivo deste estudo é compreender como se torna a rotina e o manejo do tratamento quanto a criança/adolescente após a aquisição de DM-1. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, de natureza descritiva exploratória, no qual os dados foram obtidos por pesquisa de campo e entrevistas. A amostra foi constituída em duas etapas de avaliação nos quais foram aprovados 15 artigos, sendo assim incluídos na pesquisa. Os temas elencados para a discussão foram: Qualidade de vida e autocuidado sobre o diagnóstico de DM1; Sentimento pela aquisição de diabetes mellitus e vivências relacionadas ao diagnóstico; Familiares e profissionais de saúde frente a experiências com crianças e adolescentes diabéticos. Foi identificado que ao receber o diagnóstico de DM, é expressado um sentimento de negação, raiva e medo pelo acometido, quando acontece o suporte familiar e por profissionais da saúde é notável o progresso na adequação do tratamento e o enfrentamento positivo pela criança e adolescente.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/936
Appears in Collections:Enfermagem



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.