Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/939
Title: Fatores de não adesão relacionados à vacina contra a influenza na população idosa.
Authors: Campos, Evertton Aurélio Dias (Orientador)
Araujo, José Cleiton Nascimento de
Nascimento, Tháyana Érica do
Keywords: Influenza humana
Idoso - vacina
Fator - socioeconômico
Issue Date: 27-Sep-2021
Citation: ARAÚJO, José Cleiton Nascimento de; NASCIMENTO, Tháyana Érica do. Fatores de não adesão relacionados à vacina contra a influenza na população idosa. Orientador: Evertton Aurélio Dias Campos. 2020.18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Enfermagem) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Abstract: Objetivo: Identificar quais os possíveis fatores que limitam a vacinação na população idosa, compreender os motivadores da baixa adesão observadas nesse subgrupo específico; identificar quais dificuldades em aderir à prática vacinal. Métodos: Estudo de revisão bibliográfica. Resultados: O que demostra é uma grande não adesão nos estudos realizados, assim, vimos que não atinge a meta recomendada pelo ministério da saúde que é de 80%, o que se revela é a necessidade de profissionais e paciente na realização de atividades comovida quanto a impôrtancia da vacinação é a melhoria de qualidade de vida relacionado à diminuição quanto as internações hospitares e doenças (FRANCISCO, BARROS, CORDEIRO, 2011; DONALISIO, et al; 2006 ). A cobertura vacinal foi menor entre pessoas de 60-69 anos de idade (13,33%), idosos com medo de eventos adversos (46,66%), desconfiança quanto à eficácia da vacina (60%), falta de orientação por parte dos profissionais de saúde acerca da imunização fazendo com que os idosos deixem de se vacinar (13%), prática regular de atividade física (6,66%), menor poder aquisitivo na renda mensal (6,66%), situação conjugal encontraram uma diferença na adesão à vacina em idosos sem companheiros (13,33%), maior prevalência de vacinação entre aqueles com menos de quatro anos de estudos (6,66%), sobre o uso de serviços de saúde a diminuição quanto à frequência de consulta médica nos últimos 12 meses foi associada positivamente à vacinação contra a influenza. Conclusão: O conhecimento inadequado quanto aos seus verdadeiros objetivos na vacinação e a importância dessa estratégia levando às práticas educativas, orientação de forma clara e objetiva por parte dos profissionais de saúde pontuando riscos e benefícios para o idoso todas as vezes que esse indivíduo procurar o serviço de saúde, principalmente no momento da vacinação alertando sobre possíveis sintomas que na maioria das vezes são leves é extremamente necessário.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Enfermagem, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/939
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tháyana Erica Nascimento_0006815_Jose Cleiton Nascimento Araujo_005186 .pdf212.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.