Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/940
Title: A Auditoria e o papel dos auditores na gestão: uma visão dos stakeholders.
Authors: Gerassi, Roberto (Orientador)
Silva, Diana Márcia do Rêgo
Keywords: Procedimento - auditoria
Papel - auditor
Visão - stakeholder
Issue Date: 6-Sep-2021
Citation: SILVA, Diana Márcia do Rêgo. A Auditoria e o papel dos auditores na gestão: uma visão dos stakeholders. Orientador: Roberto Gerassi. 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: A pesquisa trata da percepção dos stakeholders de uma instituição pública acerca do procedimento de auditoria e do papel do auditor na atualidade, relativamente à gestão dessa instituição, considerando a visão atual na qual a auditoria é fortalecida pelos procedimentos de auditoria realizados, assim como o auditor passou a ser um auxiliar à gestão, percebendo fraquezas e melhorias que devem ser implementados nos diversos processos organizacionais. Assim foi levantado, na visão dos stakeholders, as percepções relativas ao temor do procedimento de auditoria, ao papel do auditor como alguém que procura problemas na instituição e por outro lado, à auditoria como verificação, validação e fortalecimento da gestão, bem como no auditor, como um apoio a toda instituição. Para tanto, foi aplicado um questionário, com questões fechadas e utilizando-se a escala de Likert para respostas em conformidade com o grau de concordância, variando de concordo totalmente a discordo totalmente. Os resultados permitiram o diagnóstico de que, em que pese a maior parte dos participantes da pesquisa compreenderem os atuais conceitos e finalidades relativos ao procedimento de auditoria e ao papel do auditor, ainda permanece o conceito arcaico de conferência e conformidade, bem como a busca de incoerências no processo por parte do auditor, o que causa receio, na visão dos stakeholders, quando ficam sabendo da realização de procedimento de auditoria.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Administração, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/940
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diana Márcia do Rêgo Silva_0710087874.pdf3.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.