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dc.contributor.advisorGurão, Bruno Fonseca (Orientador)-
dc.contributor.authorResende, Samantha de Freitas-
dc.date.accessioned2021-10-01T16:57:40Z-
dc.date.available2021-10-01T16:57:40Z-
dc.date.issued2021-09-01-
dc.identifier.citationRESENDE, Samantha de Freitas. Direito eleitoral na era digital: a Liberdade de expressão nas propagandas eleitorais na Internet. Orientador: Bruno Fonseca Gurão. 2020. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/973-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo trata sobre o direito eleitoral brasileiro na internet, como foco o estudo do princípio constitucional da liberdade de expressão na decorrência das propagandas eleitorais afim de se verificar a limitação deste direito fundamental, uma vez que nenhum direito é absoluto. Para isto aborda-se a evolução histórica tanto do princípio constitucional como do próprio direito eleitoral e das propagandas, realizando para este fim uma análise critica da história brasileira, principalmente do período militar brasileiro (1964 – 1985), utilizando-se também de doutrinadores, jurisprudência e da própria legislação brasileira, encabeçada pela Constituição Federal do Brasil de 1988 mas sem excluir o Código Eleitoral e a lei Geral das Eleições e suas alterações, bem como da Lei 12.965/2014 conhecida como Marco Civil da Internet também é apresentado analise de projetos de Lei que estão em trâmite no legislativo brasileiro, tanto na Câmara dos Deputados como no Senado Federal. Analisa-se também a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental no 130 que trata sobre a Lei no 5.250/67 (Lei de Imprensa). Aborda-se posicionamento e entendimento da Corte Interamericana de Direitos Humanos acerca do tema, afim de análise do tema em países congêneres ao Brasil. Utiliza-se como metodologia o método indutivo, segundo Lakatos e Marconi (2003) tal método se dá através de um processo mental por intermédio do qual, partindo de dados particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal, não contida fias partes examinadas. Portanto, o objetivo dos argumentos indutivos é levar a conclusões cujo conteúdo é muito mais amplo do que o das premissas nas quais se basearam.pt_BR
dc.subjectPropaganda eleitoralpt_BR
dc.subjectLiberdade de expressãopt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.titleDireito eleitoral na era digital: a Liberdade de expressão nas propagandas eleitorais na Internet.pt_BR
dc.typeMonographypt_BR
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