Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/985
Title: Educação inclusiva: a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais (PNEE) na educação infantil.
Authors: Souto, Osmam Brás de (Orientador)
Nascimento, Lidiane Hélen Nogueira do
Keywords: Educação inclusiva
Portador de necessidade especial - PNE
Educação infantil
Issue Date: 3-Sep-2021
Citation: NASCIMENTO, Lidiane Hélen Nogueira do. Educação inclusiva: a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais (PNEE) na educação infantil. Orientador: Osmam Brás de Souto. 2021. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: O presente trabalho tem como tema ‘a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais (PNEE) na educação infantil’. E se caracteriza, como uma revisão bibliográfica, que tem como objetivo geral discutir as dimensões da educação inclusiva focando na inclusão como garantia de acesso e permanência de crianças com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino infantil. Como objetivos específicos apresentam: estudar o papel da inclusão de crianças PNEE na educação infantil; analisar aspectos relevantes e contraditórios existentes na implantação da educação inclusiva na educação infantil; destacar os desafios e as dificuldades para a inclusão escolar das crianças; e apresentar algumas experiências positivas na construção de uma educação infantil inclusiva. Justifica-se o presente estudo devido a crescente preocupação os movimentos de adequação da comunidade escola no acolhimento das crianças PNEE e seu papel no desenvolvimento infantil levando em consideração a equidade social em as suas limitações que vivenciadas diariamente em um processo de busca da democracia plena, que só será possível quando todos, indiscriminadamente, tiverem acesso ao conhecimento através de uma educação inclusiva de forma que contribua na formação da cidadania. O texto mostra que por inclusão é muito atender crianças com PNEE é um procedimento que favorece elas em seu desenvolvimento e aprendizado, respeitando-as como cidadãos ímpares, oferecendo situações benéficas para o seu pleno desenvolvimento cognitivo e social.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/985
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lidiane Hélen Nogueira do Nascimento_0008060.pdf565.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.