Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/991
Title: A importância da avaliação na educação infantil como recurso no processo de ensino aprendizagem.
Authors: Cardoso, Rennée (Orientador)
Silva, Rosicleide Freitas dos Santos
Keywords: Avaliação - pedagogia
Educação infantil
Aprendizagem infantil
Issue Date: 3-Sep-2021
Citation: SILVA, Rosicleide Freitas dos Santos. A importância da avaliação na educação infantil como recurso no processo de ensino aprendizagem. Orientador: Rennée Cardoso. 2021. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: A avaliação escolar, tem sido por muito tempo argumentada de formas diferentes, conforme a tendência pedagógica adotada, assim, o presente trabalho, descreve acerca da Avaliação na Educação Infantil e como ocorre a metodologia de avaliação, para o avanço do ensino aprendizagem do aluno. O objetivo geral desse trabalho é descrever acerca da importância da Avaliação na Educação Infantil enquanto recurso no processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho trata-se de uma revisão da literatura, realizada por meio de revisão bibliográfica, focado em verificar se a Avaliação na Educação Infantil tem sido um assunto muito debatido entre discentes do curso de Pedagogia bem como por professores que trabalham com essa faixa etária, por esse motivo, esse trabalho aborda esse tema, tentando chegar a uma conclusão de como seria a melhor forma para desenvolver essa Avaliação. Dessa forma, foram selecionados trabalhos que procuravam explicar sobre o assunto os quais estavam no idioma português. Foram utilizados algumas publicações anteriores ao ano de 2009 por serem autores de referência no assunto como Jussara Hoffmann, José Carlos Libâneo e Luckesi. Vale ressaltar, que a melhor forma para alcançar com sucesso o processo de ensino aprendizagem, nessa etapa de ensino infantil, são as instituições escolares disporem de propostas curriculares, utilizando recursos e métodos diferentes. Com a trajetória da educação infantil, em relação a avaliação das aprendizagens, percebe-se, que ainda existem alguns mal-entendidos, quando se fala de avaliar uma criança nessa fase, pois, para alguns pais as crianças devem ser avaliadas, e consequentemente serem aprovadas para série seguinte, no entanto, não se constitui em uma regra geral.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/991
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rosicleide Freitas dos Santos Silva _0007882.pdf658.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.