Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/995
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAoyama, Elisângela de Andrade (Orientador)-
dc.contributor.authorCosta, Stella Maria Antunes-
dc.date.accessioned2021-10-07T16:43:38Z-
dc.date.available2021-10-07T16:43:38Z-
dc.date.issued2021-09-03-
dc.identifier.citationCOSTA, Stella Maria Antunes. A psicomotricidade na educação infantil: contribuições para o desenvolvimento motor na primeira infância. Orientador: Elisângela de Andrade Aoyama. 2021. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/995-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA psicomotricidade é de grande relevância para o desenvolvimento integral da criança. Deve ser estimulada e experienciada pela criança através da educação psicomotora na Educação Infantil, estimulando os aspectos psicomotores desde a mais tenra idade. O objetivo central do trabalho foi apontar a psicomotricidade como intervenção pedagógica na Educação Infantil e suas contribuições para o desenvolvimento motor na primeira infância. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativa, na qual priorizou os trabalhos publicados entre 1998 e 2021, selecionados nas plataformas Scientific Electronic Library Online (SciELO), Repositórios Institucional Digital de Universidades e Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Verificou-se que a psicomotricidade contribui significativamente no desenvolvimento integral da criança na primeira infância em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, confirmou-se que a educação psicomotora, quando utilizada pelo professor, propicia o desenvolvimento da motricidade e das manifestações do ato motor da criança. Sendo assim, apresenta-se que a educação psicomotora favorece o desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil, mediante ao desenvolvimento infantil nos aspectos motor, afetivo, social e cognitivo.pt_BR
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
dc.titleA psicomotricidade na educação infantil: contribuições para o desenvolvimento motor na primeira infância.pt_BR
dc.typeMonographypt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Stella Maria Antunes Costa_0009653_parcial.pdf419.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.