Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/995
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Aoyama, Elisângela de Andrade (Orientador) | - |
dc.contributor.author | Costa, Stella Maria Antunes | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-07T16:43:38Z | - |
dc.date.available | 2021-10-07T16:43:38Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-03 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Stella Maria Antunes. A psicomotricidade na educação infantil: contribuições para o desenvolvimento motor na primeira infância. Orientador: Elisângela de Andrade Aoyama. 2021. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/995 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A psicomotricidade é de grande relevância para o desenvolvimento integral da criança. Deve ser estimulada e experienciada pela criança através da educação psicomotora na Educação Infantil, estimulando os aspectos psicomotores desde a mais tenra idade. O objetivo central do trabalho foi apontar a psicomotricidade como intervenção pedagógica na Educação Infantil e suas contribuições para o desenvolvimento motor na primeira infância. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativa, na qual priorizou os trabalhos publicados entre 1998 e 2021, selecionados nas plataformas Scientific Electronic Library Online (SciELO), Repositórios Institucional Digital de Universidades e Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Verificou-se que a psicomotricidade contribui significativamente no desenvolvimento integral da criança na primeira infância em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, confirmou-se que a educação psicomotora, quando utilizada pelo professor, propicia o desenvolvimento da motricidade e das manifestações do ato motor da criança. Sendo assim, apresenta-se que a educação psicomotora favorece o desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil, mediante ao desenvolvimento infantil nos aspectos motor, afetivo, social e cognitivo. | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento motor | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Intervenção pedagógica | pt_BR |
dc.title | A psicomotricidade na educação infantil: contribuições para o desenvolvimento motor na primeira infância. | pt_BR |
dc.type | Monography | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Stella Maria Antunes Costa_0009653_parcial.pdf | 419.43 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.