Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/997
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLima, Welton Dias de (Orientador)-
dc.contributor.authorLima, Vanessa da Costa-
dc.date.accessioned2021-10-07T16:45:02Z-
dc.date.available2021-10-07T16:45:02Z-
dc.date.issued2021-09-03-
dc.identifier.citationLIMA, Vanessa da Costa. A formação continuada de docente para a educação inclusiva. Orientador: Welton Dias de Lima. 2021. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/997-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda sobre a formação continuada de docente para a educação inclusiva, um assunto que vem sendo bastante discutido, considerando a relevância da formação para que haja a inclusão no ambiente escolar. Tem como objetivo geral discutir a importância da formação continuada de docentes, para a educação inclusiva. Tem como objetivos específicos buscar apresentar definições sobre educação Inclusiva e formação continuada; caracterizar as práticas docentes para inclusão; identificar a importância da formação continuada; compreender as dificuldades e expectativas dos docentes na prática da educação inclusiva em decorrência da sua formação. Foi utilizada como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, com embasamento teórico construído a partir dos argumentos de Freire, dentre outros autores, que estudam a educação infantil, formação continuada e a inclusão. A formação do professor não deve se limitar apenas ao que foi aprendido durante a graduação, esse processo vem a ser um processo contínuo, estando presente durante toda a atuação dos docentes no ambiente escolar, tornando-os assim profissionais qualificados para atuar na educação inclusiva. Conclui-se, portanto, que todo educador deve ter em mente a importância de proporcionar um ambiente que estimule os alunos a respeitar a diversidade, considerando a formação continuada, que vem a ser a base para a promoção da educação inclusiva. A execução ocorre de forma coletiva e contínua, considerando que a construção de conhecimentos aconteça a todo o momento, dispondo de situações vividas e as trocas de saberes que ocorrem no ambiente escolar.pt_BR
dc.subjectFormação continuada-
dc.subjectFormação - professor-
dc.subjectEducação inclusiva-
dc.titleA formação continuada de docente para a educação inclusiva.pt_BR
dc.typeMonographypt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vanessa da Costa Lima_0010583.pdf881.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.