Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/997
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lima, Welton Dias de (Orientador) | - |
dc.contributor.author | Lima, Vanessa da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-07T16:45:02Z | - |
dc.date.available | 2021-10-07T16:45:02Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-03 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Vanessa da Costa. A formação continuada de docente para a educação inclusiva. Orientador: Welton Dias de Lima. 2021. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/997 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda sobre a formação continuada de docente para a educação inclusiva, um assunto que vem sendo bastante discutido, considerando a relevância da formação para que haja a inclusão no ambiente escolar. Tem como objetivo geral discutir a importância da formação continuada de docentes, para a educação inclusiva. Tem como objetivos específicos buscar apresentar definições sobre educação Inclusiva e formação continuada; caracterizar as práticas docentes para inclusão; identificar a importância da formação continuada; compreender as dificuldades e expectativas dos docentes na prática da educação inclusiva em decorrência da sua formação. Foi utilizada como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, com embasamento teórico construído a partir dos argumentos de Freire, dentre outros autores, que estudam a educação infantil, formação continuada e a inclusão. A formação do professor não deve se limitar apenas ao que foi aprendido durante a graduação, esse processo vem a ser um processo contínuo, estando presente durante toda a atuação dos docentes no ambiente escolar, tornando-os assim profissionais qualificados para atuar na educação inclusiva. Conclui-se, portanto, que todo educador deve ter em mente a importância de proporcionar um ambiente que estimule os alunos a respeitar a diversidade, considerando a formação continuada, que vem a ser a base para a promoção da educação inclusiva. A execução ocorre de forma coletiva e contínua, considerando que a construção de conhecimentos aconteça a todo o momento, dispondo de situações vividas e as trocas de saberes que ocorrem no ambiente escolar. | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | - |
dc.subject | Formação - professor | - |
dc.subject | Educação inclusiva | - |
dc.title | A formação continuada de docente para a educação inclusiva. | pt_BR |
dc.type | Monography | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Vanessa da Costa Lima_0010583.pdf | 881.36 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.