Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1026
Título: | Práticas inclusivas no método TEACCH para crianças com transtorno do espectro do autismo na educação infantil. |
Autor(es): | Aoyama, Elisângela de Andrade (Orientador) Marini, Gabriella Heloisa |
Palavras-chave: | Educação infantil Modelo TEACCH Prática inclusiva |
Data do documento: | 8-Out-2021 |
Citação: | MARINI, Gabriella Heloisa. Práticas inclusivas no método TEACCH para crianças com transtorno do espectro do autismo na educação infantil. Orientador: Elisângela de Andrade Aoyama. 2021. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. |
Resumo: | O método TEACCH possibilita que o professor consiga identificar os pontos fortes assim também como as dificuldades do aluno TEA, na qual possibilita o docente de montar um programa individualizado e através disso se consegue um desenvolvimento com cada criança com espectro do autismo, sendo possível se organizar com as tarefas a serem realizadas, de modo que o aprendizado das crianças seja mais eficaz, auxiliando nos seus comportamentos de distração, resistência a mudança e na falta de motivação. O objetivo do trabalho foi apresentar as diversas formas de trabalhar com o aluno, usando a metodologia TEACCH. Para as buscas foram utilizadas bibliotecas on-line, periódicos e sítios do Ministério da Educação e selecionados trabalhos publicados entre 2007 e 2020, totalizando 20 referências. A partir da análise de dados pode-se perceber como os professores precisam se adaptar à realidade da criança, trabalhando métodos eficazes no processo de interação buscando a melhoria da comunicação, cognição e sociabilidade, trabalhando as dificuldades do TEA, gerando um programa individualizado com cada criança espectro do autismo. Por meio das pesquisas realizadas pode-se perceber que o TEACCH é uma prática que trabalha com o reforço positivo, e a independência do aluno criando o desenvolvimento integral, de forma que ela se adapte ao ambiente sem se sentir excluída, trabalhando atividades que auxiliam no processo de aprendizagem e também no desenvolvimento da sua fala, sabendo que o TEA possui maior dificuldade em sua comunicação e através do programa individualizado TEACCH sabendo que ele é eficaz e que faz a diferença na educação infantil. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. |
URI: | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1026 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gabriella Heloisa Marini_0010648_parcial.pdf | 771.97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.