Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1026
Title: Práticas inclusivas no método TEACCH para crianças com transtorno do espectro do autismo na educação infantil.
Authors: Aoyama, Elisângela de Andrade (Orientador)
Marini, Gabriella Heloisa
Keywords: Educação infantil
Modelo TEACCH
Prática inclusiva
Issue Date: 8-Oct-2021
Citation: MARINI, Gabriella Heloisa. Práticas inclusivas no método TEACCH para crianças com transtorno do espectro do autismo na educação infantil. Orientador: Elisângela de Andrade Aoyama. 2021. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: O método TEACCH possibilita que o professor consiga identificar os pontos fortes assim também como as dificuldades do aluno TEA, na qual possibilita o docente de montar um programa individualizado e através disso se consegue um desenvolvimento com cada criança com espectro do autismo, sendo possível se organizar com as tarefas a serem realizadas, de modo que o aprendizado das crianças seja mais eficaz, auxiliando nos seus comportamentos de distração, resistência a mudança e na falta de motivação. O objetivo do trabalho foi apresentar as diversas formas de trabalhar com o aluno, usando a metodologia TEACCH. Para as buscas foram utilizadas bibliotecas on-line, periódicos e sítios do Ministério da Educação e selecionados trabalhos publicados entre 2007 e 2020, totalizando 20 referências. A partir da análise de dados pode-se perceber como os professores precisam se adaptar à realidade da criança, trabalhando métodos eficazes no processo de interação buscando a melhoria da comunicação, cognição e sociabilidade, trabalhando as dificuldades do TEA, gerando um programa individualizado com cada criança espectro do autismo. Por meio das pesquisas realizadas pode-se perceber que o TEACCH é uma prática que trabalha com o reforço positivo, e a independência do aluno criando o desenvolvimento integral, de forma que ela se adapte ao ambiente sem se sentir excluída, trabalhando atividades que auxiliam no processo de aprendizagem e também no desenvolvimento da sua fala, sabendo que o TEA possui maior dificuldade em sua comunicação e através do programa individualizado TEACCH sabendo que ele é eficaz e que faz a diferença na educação infantil.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1026
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriella Heloisa Marini_0010648_parcial.pdf771.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.