Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1058
Título: Ações afirmativas no ordenamento jurídico brasileiro: um estudo de caso.
Autor(es): Castro, Luis Felipe Perdigão de
Seixas, Gabriella Vieira
Palavras-chave: Ação afirmativa
Princípio - igualdade
Desigualdade
Data do documento: 26-Out-2021
Citação: SEIXAS, Gabriella Vieira. Ações afirmativas no ordenamento jurídico brasileiro: um estudo de caso. Orientador: Luís Felipe Perdigão de Castro. 2021. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Resumo: O artigo problematiza o conceito jurídico de ações afirmativas e objetiva identificar os fundamentos constitucionais presentes na Constituição Federal de 1988 concernentes ao tema. Além disso, debate criticamente os argumentos jurídicos e sociais que permeiam os votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), por ocasião do julgamento do Recurso Extraordinário no 597.285/RS. O uso de ações afirmativas se justifica por fatores não só jurídicos, como também históricos e sociais. Assim, a importância do acesso de “minorias” à educação superior pública torna as cotas essenciais ao Brasil, colocando a necessiade de se refletir sobre as ações afirmativas para o presente e futuro.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1058
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriella Vieira Seixas_0006607.pdf436.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.