Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1058
Title: Ações afirmativas no ordenamento jurídico brasileiro: um estudo de caso.
Authors: Castro, Luis Felipe Perdigão de
Seixas, Gabriella Vieira
Keywords: Ação afirmativa
Princípio - igualdade
Desigualdade
Issue Date: 26-Oct-2021
Citation: SEIXAS, Gabriella Vieira. Ações afirmativas no ordenamento jurídico brasileiro: um estudo de caso. Orientador: Luís Felipe Perdigão de Castro. 2021. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: O artigo problematiza o conceito jurídico de ações afirmativas e objetiva identificar os fundamentos constitucionais presentes na Constituição Federal de 1988 concernentes ao tema. Além disso, debate criticamente os argumentos jurídicos e sociais que permeiam os votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), por ocasião do julgamento do Recurso Extraordinário no 597.285/RS. O uso de ações afirmativas se justifica por fatores não só jurídicos, como também históricos e sociais. Assim, a importância do acesso de “minorias” à educação superior pública torna as cotas essenciais ao Brasil, colocando a necessiade de se refletir sobre as ações afirmativas para o presente e futuro.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1058
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriella Vieira Seixas_0006607.pdf436.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.