Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1212
Título: Covid-19: Relação entre o sistema imunológico e abordagem nutricional como método preventivo e terapêutico.
Autor(es): Nascimento, Edilson Francisco (Orientador)
Lima, Cleriston Alves
Matos, Éder Vieira
Palavras-chave: Coronavírus
Sistema imunológico
Nutrientes
Data do documento: 10-Fev-2022
Citação: LIMA, Cleriston Alves; MATOS, Éder Vieira. Covid-19: Relação entre o sistema imunológico e abordagem nutricional como método preventivo e terapêutico. Orientador: Edilson Francisco Nascimento. 2020. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Nutrição) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
Resumo: Diante da pandemia ocasionada pela Covid-19, sua expansão no mundo em 2020, gravidade e letalidade, a determinação de terapias eficazes no combate da infecção e inflamação gerada por esta doença são necessárias. Relacionando o mecanismo de ação do sistema imune e a abordagem nutricional para a prevenção de indivíduos saudáveis e o tratamento em infectados, têm-se como objetivo destacar os elementos nutricionais que agem em benefício do sistema imunológico: propriedades funcionais, sendo os probióticos, vitaminas D, E e o mineral ferro; demonstrar qual a relação dos elementos nutricionais no mecanismo de ação do sistema imune; identificar quais as consequências da inflamação relacionando as células e citocinas, ou seja, a ação do sistema imunológico em resposta à infecção causada pelo novo coronavírius; identificar quais são as recomendações nutricionais na determinação dos elementos nutricionais selecionados para a pesquisa como métodos nutricionais preventivo e terapêutico na infecção pela Covid-19. Conclui-se que as recomendações nutricionais usuais para indivíduos saudáveis monstram-se importantes para a manutenção da saúde e na adequação do estado nutricional, capazes de ofertar substratos importantes para o desempenho do sistema imune; não foram evidenciadas recomendações específicas de ingestão de nutrientes para o tratamento em pacientes infectados pela Covid-19, sendo que dados empíricos na conduta dietoterápica são considerados métodos terapêuticos não comprovados para o controle desta patologia; a infecção pelo novo coronavírus gerou controvérsias quanto ao processo inflamatório em paciente internados,através de níveis de citocinas, células do sistema imune e marcador de inflamação, bem como a relação com a vitamina D.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Nutrição) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2020.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1212
Aparece nas coleções:Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cleriston Alves Lima_0005439_Éder Vieira Matos_0006414_ parcial.pdf84.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.