Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1247
Título: | A psicomotricidade no brincar da Educação Infantil. |
Autor(es): | Giustina, Flávia Pinheiro Della (Orientador) Silva, Cecilia Miranda Bastos da |
Palavras-chave: | Psicomotricidade Brincar Educação infantil |
Data do documento: | 31-Mar-2022 |
Citação: | SILVA, Cecilia Miranda Bastos da. A psicomotricidade no brincar da Educação Infantil. Orientador: Flávia Pinheiro Della Giustina. 2021. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. |
Resumo: | O tema deste trabalho monográfico é A psicomotricidade no brincar da Educação Infantil. Trata- se de uma pesquisa qualitativa teórica com duração de 9 meses. Investigou-se o seguinte problema: Como a psicomotricidade e o brincar se desenvolvem na Educação Infantil? Cogitou-se a seguinte hipótese: A proposta frente ao problema em questão é que se a psicomotricidade não for desenvolvida ao longo da Educação Infantil, a criança poderá apresentar futuras dificuldades de aprendizagem de ordem cognitiva, afetivo-social e/ou psicomotora. O objetivo geral é conhecer como a psicomotricidade e o brincar são desenvolvidas na Educação Infantil. Os objetivos específicos são: Relacionar o envolvimento da psicomotricidade com os jogos e brincadeiras; aprofundar quais são as contribuições da psicomotricidade para a Educação Infantil; discorrersobre a importância da psicomotricidade no desenvolvimento da criança; apresentar a relação da psicomotricidade com as dificuldades de aprendizagem. Este trabalho é importante para um profissional pedagogo, pois reforça a necessidade de conhecer as especificidades da psicomotricidade no desenvolvimento infantil relacionadas ao brincar; para a ciência, é relevante por buscar novas respostas para problemas atuais que afetam o desenvolvimento infantil decorridos pela pouca estimulação de atividades do brincar, e à sociedade, ao possibilitar a compreensão de como a criança se desenvolve por meio de estimulação, que impacta na transformação social ao considerar que a criança é o adulto do futuro, mais seguro e desenvolto. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. |
URI: | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1247 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cecília Miranda Bastos da Silva_0009300.pdf | 507.18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.