Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1247
Title: A psicomotricidade no brincar da Educação Infantil.
Authors: Giustina, Flávia Pinheiro Della (Orientador)
Silva, Cecilia Miranda Bastos da
Keywords: Psicomotricidade
Brincar
Educação infantil
Issue Date: 31-Mar-2022
Citation: SILVA, Cecilia Miranda Bastos da. A psicomotricidade no brincar da Educação Infantil. Orientador: Flávia Pinheiro Della Giustina. 2021. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: O tema deste trabalho monográfico é A psicomotricidade no brincar da Educação Infantil. Trata- se de uma pesquisa qualitativa teórica com duração de 9 meses. Investigou-se o seguinte problema: Como a psicomotricidade e o brincar se desenvolvem na Educação Infantil? Cogitou-se a seguinte hipótese: A proposta frente ao problema em questão é que se a psicomotricidade não for desenvolvida ao longo da Educação Infantil, a criança poderá apresentar futuras dificuldades de aprendizagem de ordem cognitiva, afetivo-social e/ou psicomotora. O objetivo geral é conhecer como a psicomotricidade e o brincar são desenvolvidas na Educação Infantil. Os objetivos específicos são: Relacionar o envolvimento da psicomotricidade com os jogos e brincadeiras; aprofundar quais são as contribuições da psicomotricidade para a Educação Infantil; discorrersobre a importância da psicomotricidade no desenvolvimento da criança; apresentar a relação da psicomotricidade com as dificuldades de aprendizagem. Este trabalho é importante para um profissional pedagogo, pois reforça a necessidade de conhecer as especificidades da psicomotricidade no desenvolvimento infantil relacionadas ao brincar; para a ciência, é relevante por buscar novas respostas para problemas atuais que afetam o desenvolvimento infantil decorridos pela pouca estimulação de atividades do brincar, e à sociedade, ao possibilitar a compreensão de como a criança se desenvolve por meio de estimulação, que impacta na transformação social ao considerar que a criança é o adulto do futuro, mais seguro e desenvolto.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1247
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cecília Miranda Bastos da Silva_0009300.pdf507.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.