Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1271
Título: | A inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro do autismo: uma revisão bibliográfica. |
Autor(es): | Cardoso, Rennée (Orientador) Mendonça, Mariana Ferreira de |
Palavras-chave: | Transtorno do espectro autista Inclusão escolar Criança |
Data do documento: | 5-Abr-2022 |
Citação: | MENDONÇA, Mariana Ferreira de. A inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro do autismo: uma revisão bibliográfica. Orientador: Rennée Cardoso. 2021. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. |
Resumo: | O Transtorno de Espectro Autista (TEA) pode se diagnosticado nos primeiros anos da criança, as características mais comuns do TEA são déficits na área social e na comunicação. A inclusão de pessoas com deficiência é uma parte relevante para que aconteça a vida em uma sociedade que respeite a todos, com suas peculiaridades. Tem-se por objetivo geral descrever como ocorre a inclusão escolar de crianças com TEA. Como abordagem metodológica, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, utilizando publicações de 2015 a 2021 para análise dos dados e em português, Está pesquisa abrangeu o trajetória desse transtorno, de seus primeiros relatos até o momento em que passou a ser discutido a inclusão escolar de indivíduos que o tivessem, para isso ocorreram diversas legislações internacionais e nacionais com esse intuito, para que, atualmente, pessoas com TEA tivessem direitos à educação contemplado da maneira correta. A inclusão escolar começa quando se dá relevância sobre as adaptações necessárias que as instituições de ensino devem realizar adaptações em seus currículos para que o aluno com TEA, além de professores capacitados para o processo de ensino-aprendizagem desse aluno e que seus familiares tenha uma participação ativa no ambiente escolar no qual ele está inserido. A inclusão de pessoas com deficiência deve ser discutida em nossa sociedade para que cada vez mais ela seja diversificada. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. |
URI: | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1271 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mariana Ferreira de Mendonça_0009055.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.