Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1282
Title: A afetividade no decorrer das atividades de ensino-aprendizagem na educação infantil.
Authors: Giustina, Flávia Pinheiro Della (Orientador)
Oliveira, Sâmela Sobreira de
Keywords: Afetividade
Ensino-aprendizagem
Educação infantil
Issue Date: 19-Apr-2022
Citation: OLIVEIRA, Sâmela Sobreira de. A afetividade no decorrer das atividades de ensino-aprendizagem na educação infantil. Orientador: Flávia Pinheiro Della Giustina. 2021. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: O tema deste trabalho monográfico é a afetividade no decorrer das atividades de ensino- aprendizagem na educação infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa teórica com duração de 8 meses. Investigou-se o seguinte problema: Como a afetividade no decorrer das atividades de ensino e aprendizagem na Educação Infantil contribui para melhor qualidade da educação? Cogitou-se a seguinte hipótese: As interações que são estabelecidas em sala de aula poderão contribuir ou atrapalhar na execução de todas as atividades didático-pedagógicas, e nesta pesquisa se considerará que a melhor maneira de se resolver dificuldades didático-pedagógicas na Educação Infantil seja investir a afetividade. O objetivo geral é analisar a afetividade no decorrer das atividades de ensino e aprendizagem na Educação Infantil que contribui para um ensino de melhor qualidade. Os objetivos específicos são: Compreender a relevância da afetividade na sala de aula; apontar os principais desafios à criação de um ambiente favorável para o ensino e aprendizagem proativo; identificar atitudes afetivo-efetivas ao ensino; relacionar as contribuições de Wallon e Vygotsky sobre a afetividade para melhorar o processode ensino e aprendizagem. Este trabalho é importante para um profissional pedagogo devido anecessidade de desenvolver reflexões acerca das relações afetivas que podem ser estabelecidas no desenvolvimento infantil e suas respectivas implicações no ensino e na aprendizagem; paraa ciência, é relevante porque oferece um vislumbre extra sobre a afetividade na dimensão da educação infantil; agrega à sociedade pelo fato de qualificar o processo de ensino- aprendizagem.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1282
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sâmela Sobreira de Oliveira_0009752.pdf510.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.