Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1284
Título: | A contação de história na educação infantil e suas contribuições pedagógicas. |
Autor(es): | Aoyama, Elisângela de Andrade (Orientador) Gomes, Simone Pereira |
Palavras-chave: | Contação de história Educação infantil Leitura infantil |
Data do documento: | 19-Abr-2022 |
Citação: | GOMES, Simone Pereira. A contação de história na educação infantil e suas contribuições pedagógicas. Orientador: Elisângela de Andrade Aoyama. 2021. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. |
Resumo: | Esta pesquisa abordara a contação de histórias na educação infantil e suas contribuições pedagógicas. Apresenta como objetivo: Analisar como a contação de histórias é um instrumento facilitador no processo ensino-aprendizado. Foi por meio de pesquisas bibliográficas com o uso de embasamento teórico de pesquisas em artigos científicos e monografias para adquirir informações necessárias para o entrosamento dos resultados obtidos, em que através de contar histórias que a prática pedagógica pode ter um ótimo avanço no desenvolver da criança. Porque, desperta no educando o gosto pela leitura, onde a criança pode viajar no mundo da imaginação. Os resultados possibilitaram entender que a contação de história colabora para o aumento da aprendizagem por meio da imaginação, da dicção, gosto pela leitura. Uma vez que a histórias são muito importantes para o desenvolvimento da criança, pois com ela a criança aprende viaja no mundo literário sendo capaz de conhecer e compreender o mundo de infinitas formas. Além de auxiliar aspectos social, emocional e cognitivo permitindo assim a interação social, difusão da cultura, afetividade e valores. A Contação de Histórias é uma ferramenta importantíssima, no processo de aprendizado na Educação Infantil, ela contribui não apenas na formação de leitores, corrobora com o desenvolvimento social e cultural das crianças da Educação Infantil, na totalidade, visando favorecer situações que estimulem o desenvolvimento afetivo, cognitivo e motor da criança, favorecendo a capacidade de expressão, de imaginação, de desenvolvimento da oralidade e criatividade da criança. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. |
URI: | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1284 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Simone Pereira Gomes_0009385_parcial.pdf | 101.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.