Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1284
Title: A contação de história na educação infantil e suas contribuições pedagógicas.
Authors: Aoyama, Elisângela de Andrade (Orientador)
Gomes, Simone Pereira
Keywords: Contação de história
Educação infantil
Leitura infantil
Issue Date: 19-Apr-2022
Citation: GOMES, Simone Pereira. A contação de história na educação infantil e suas contribuições pedagógicas. Orientador: Elisângela de Andrade Aoyama. 2021. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Esta pesquisa abordara a contação de histórias na educação infantil e suas contribuições pedagógicas. Apresenta como objetivo: Analisar como a contação de histórias é um instrumento facilitador no processo ensino-aprendizado. Foi por meio de pesquisas bibliográficas com o uso de embasamento teórico de pesquisas em artigos científicos e monografias para adquirir informações necessárias para o entrosamento dos resultados obtidos, em que através de contar histórias que a prática pedagógica pode ter um ótimo avanço no desenvolver da criança. Porque, desperta no educando o gosto pela leitura, onde a criança pode viajar no mundo da imaginação. Os resultados possibilitaram entender que a contação de história colabora para o aumento da aprendizagem por meio da imaginação, da dicção, gosto pela leitura. Uma vez que a histórias são muito importantes para o desenvolvimento da criança, pois com ela a criança aprende viaja no mundo literário sendo capaz de conhecer e compreender o mundo de infinitas formas. Além de auxiliar aspectos social, emocional e cognitivo permitindo assim a interação social, difusão da cultura, afetividade e valores. A Contação de Histórias é uma ferramenta importantíssima, no processo de aprendizado na Educação Infantil, ela contribui não apenas na formação de leitores, corrobora com o desenvolvimento social e cultural das crianças da Educação Infantil, na totalidade, visando favorecer situações que estimulem o desenvolvimento afetivo, cognitivo e motor da criança, favorecendo a capacidade de expressão, de imaginação, de desenvolvimento da oralidade e criatividade da criança.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1284
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Simone Pereira Gomes_0009385_parcial.pdf101.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.