Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/138
Título: | Transtorno desafiador de oposição: uma revisão com enfoque na odontologia pediátrica |
Autor(es): | Vieira, Letícia Diniz Santos (Orientador) Ferreira, Renan Bezerra (Orientador) Soares, Domenique Pereira |
Palavras-chave: | distúrbios comportamentais - odontologia odontologia pediátrica Transtorno Desafiador de Oposição - TDO |
Data do documento: | 16-Abr-2019 |
Citação: | SOARES, Domenique Pereira. Transtorno Desafiador de Oposição: uma revisão com enfoque na odontologia pediátrica. Orientador: Letícia Diniz Santos Vieira e Renan Bezerra Ferreira. 2018. 10f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2018. |
Resumo: | O presente trabalho é uma revisão bibliográfica que objetivou a análise das relações entre o Transtorno Desafiador de Oposição-TDO e a odontologia pediátrica. A busca de artigos ocorreu através de pesquisa das palavras-chaves e seus correspondentes na língua inglesa, nas bases de dados PUBMED, LILACS, MEDLINE e SCIELO. Foram selecionados os estudos publicados nos últimos oito anos, além de outras obras relacionadas ao tema. O TDO é caracterizado por comportamento provocador, desobediente ou perturbador em crianças jovens, mas não acompanhado de comportamentos delituosos ou de condutas agressivas ou dissociais graves. O diagnóstico é concluído quando a frequência do comportamento provocador se manifesta por pelo menos duas vezes nos últimos meses. Apesar do envolvimento de múltiplos fatores socioambientais, as crianças e adolescentes com TDO possuem maior risco de um pior status de saúde oral devido à dificuldade destes pacientes em manter a atenção e o foco em atividades de higiene oral, assim como a uma interação paifilho conflituosa e a efeitos adversos de medicações crônicas. O tratamento do TDO baseia-se primariamente em intervenções cognitivo-comportamentais como a técnica do escape não contingencial e a técnica do falar mostrar e fazer. O insucesso das intervenções psicossociais demanda a associação de terapia farmacológica. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2018. |
URI: | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/138 |
Aparece nas coleções: | Odontologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Domenique_Soares_0003760.pdf | 487.49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.