Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/138
Title: Transtorno desafiador de oposição: uma revisão com enfoque na odontologia pediátrica
Authors: Vieira, Letícia Diniz Santos (Orientador)
Ferreira, Renan Bezerra (Orientador)
Soares, Domenique Pereira
Keywords: distúrbios comportamentais - odontologia
odontologia pediátrica
Transtorno Desafiador de Oposição - TDO
Issue Date: 16-Apr-2019
Citation: SOARES, Domenique Pereira. Transtorno Desafiador de Oposição: uma revisão com enfoque na odontologia pediátrica. Orientador: Letícia Diniz Santos Vieira e Renan Bezerra Ferreira. 2018. 10f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2018.
Abstract: O presente trabalho é uma revisão bibliográfica que objetivou a análise das relações entre o Transtorno Desafiador de Oposição-TDO e a odontologia pediátrica. A busca de artigos ocorreu através de pesquisa das palavras-chaves e seus correspondentes na língua inglesa, nas bases de dados PUBMED, LILACS, MEDLINE e SCIELO. Foram selecionados os estudos publicados nos últimos oito anos, além de outras obras relacionadas ao tema. O TDO é caracterizado por comportamento provocador, desobediente ou perturbador em crianças jovens, mas não acompanhado de comportamentos delituosos ou de condutas agressivas ou dissociais graves. O diagnóstico é concluído quando a frequência do comportamento provocador se manifesta por pelo menos duas vezes nos últimos meses. Apesar do envolvimento de múltiplos fatores socioambientais, as crianças e adolescentes com TDO possuem maior risco de um pior status de saúde oral devido à dificuldade destes pacientes em manter a atenção e o foco em atividades de higiene oral, assim como a uma interação paifilho conflituosa e a efeitos adversos de medicações crônicas. O tratamento do TDO baseia-se primariamente em intervenções cognitivo-comportamentais como a técnica do escape não contingencial e a técnica do falar mostrar e fazer. O insucesso das intervenções psicossociais demanda a associação de terapia farmacológica.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Odontologia, 2018.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/138
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Domenique_Soares_0003760.pdf487.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.