Please use this identifier to cite or link to this item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1701
Title: | Estado de coisas inconstitucional: dos jovens em conflito com a lei. |
Authors: | Gurão, Bruno Fonseca (Orientador) D'abadia, Bruno Soares |
Keywords: | Crianças e adolescentes Conflito com a Lei Direitos fundamentais |
Issue Date: | 5-Jul-2022 |
Citation: | D’ABADIA, Bruno Soares. Estado de coisas inconstitucional: dos jovens em conflito com a lei. Orientador: Bruno Fonseca Gurão. 2021. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. |
Abstract: | O presente estudo visa analisar a forma como o Estado vem lidando com a situação de crianças e adolescentes em conflito com a lei, especialmente no tocante à defesa dos Diretos Humanos e garantia dos Direitos Fundamentais, no que se refere ao seu sentido, alcance, conteúdo, destinatários e eficácia. Assim, inicia-se o estudo analisando doutrinas para verificar os conceitos e as concepções da Constituição Federal, teorias, funções, força normativa e sentimento constitucional. Passando à uma análise jurisprudencial sobre a temática e trazendo uma visão sobre a real importância de essas crianças e adolescentes receberem os direitos que lhe são destinados. Trata-se de pessoa em desenvolvimento e que se encontra em conflito com a lei, portando, deve o Estado assegurar-lhes condições dignas, preservando seus Direitos Humanos e aplicando a correta medida socioeducativa protetiva, para que, assim, possa se ressocializar e voltar ao convívio em sociedade, dada a importância dessas pessoas para o futuro do país. |
Description: | Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Direito) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021. |
URI: | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1701 |
Appears in Collections: | Direito |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Bruno Soares D'abadia.pdf | 495.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.