Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1884
Title: Abordagem fisioterapêutica na incontinência urinária durante a gestação: uma revisão sistemática.
Authors: Salata, Mariana Cecchi (Orientador)
Souza, Karolina Costa
Medeiros, Mayanny
Keywords: Fisioterapia
Gravidez
Incontinência urinária
Issue Date: 21-Jul-2022
Citation: SOUZA, Karolina Costa; MEDEIROS, Mayanny. Abordagem fisioterapêutica na incontinência urinária durante a gestação: uma revisão sistemática. Orientador: Mariana Cecchi Salata. 2021. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Fisioterapia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2021.
Abstract: Introdução: Durante a gestação ocorre uma sequência de adaptações biomecânicas e hormonais. Os músculos do assoalho pélvico (MAP) sofrem sobrecarga progressiva e a incontinência urinária (IU) é a queixa mais frequente dessas disfunções na gestação. A fisioterapia tem um papel fundamental no manejo da IU, sendo o treinamento da musculatura do assoalho pélvico (TMAP) a abordagem de primeira escolha, utilizada como recurso de prevenção e tratamento. Objetivo: revisar sistematicamente a literatura relacionada às abordagens de prevenção e tratamento fisioterapêutico na IU durante a gestação. Métodos: Trata-se de uma revisão sistemática, incluindo estudos que utilizaram a fisioterapia como tratamento para IU em mulheres durante a gestação. As bases de dados utilizadas foram: Scielo, PEDro, Pubmed, Lilacs e Cochrane. Usando como termo combinado: “urinary incontinence” AND pregnancy AND “physical therapy”. Resultados: Após aplicar os critérios de elegibilidade, foram selecionados 5 artigos para esta revisão. Os artigos selecionados mostram o TMAP como padrão ouro para tratamento da IU. Conclusão: A fisioterapia se mostra eficaz na prevenção e tratamento da IU, em gestantes, utilizando o TMAP e outras intervenções, porém se faz necessários mais estudos bem conduzidos metodologicamente para melhor tomada de decisão clínica.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Fisioterapia, 2021.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1884
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Karolina Costa Souza_Mayanny Medeiros_parcial.pdf434.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.