Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1989
Título: Doença renal crônica em um canino com leishmaniose e erliquiose: relato de caso.
Autor(es): Marçola, Tatiana Guerrero (Orientador)
Aguiar, Rhaniel Vieira Gonçalves dos Santos
Palavras-chave: Cães
Função renal
Distúrbios metabólicos
Data do documento: 17-Ago-2022
Citação: AGUIAR, Rhaniel Vieira Gonçalves dos Santos. Doença renal crônica em um canino com leishmaniose e erliquiose: relato de caso. Orientador: Tatiana Guerrero Marçola. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
Resumo: A insuficiência renal é um distúrbio que ocorre nas funções metabólicas do rim, podendo afetar um ou os dois órgãos, acarretando na perda da função do néfron, que é a unidade responsável por filtração e formação de urina. Quando não é realizado um tratamento adequado ou o diagnóstico é tardio, pode se evoluir para a doença renal crônica (DRC), uma síndrome caracterizada pela inca- pacidade dos rins de realizar suas funções devido uma perda dos néfrons em um período de meses a anos. O caso a ser relatado, é de um cão macho, sem raça definida, sorologicamente positivo para erliquiose e leishmaniose, que evoluiu para uma insuficiência renal crônica. O animal apresentou sinais de uma provável síndrome néfrotica derivada pela deposição de imunocomplexos nos rins causando o quadro clínico. A Ehrliquiose monocítica canina (EMC), é uma doença infecciosa de alta incidência na clinica veterinária, causada por Ehrlichia canis, bactéria intracelular obrigatória e transmitida pelo carrapato Rhipicephalus sanguineus, e a leishmaniose é uma antropozoonose, causada por um flebotomíneo cujo o cão é o principal reservatório. O animal passou por vários tratamentos, com períodos de total controle da doença, onde as taxas renais reduziram e outros de queda no estado clínico, devido às complicações renais. O animal após oito meses foi submetido a eutanásia, pois as medidas paliativas já não surtiam efeitos. Desta forma salienta-se que é extrema- mente necessário o tratamento adequado de doenças que podem provocar distúrbios metabólicos e manter a qualidade de vida dos animais.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Faculdade de Medicina Veterinária, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/1989
Aparece nas coleções:Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rhaniel Vieira Gonçalves dos Santos Aguiar.pdf1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.