Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2024
Título: | A inclusão de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade no ambiente escolar. |
Autor(es): | Souto, Osmam Brás de (Orientador) Santos, Anna Flávia Ferreira Andrade dos |
Palavras-chave: | Ambiente escolar Educação inclusiva Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade |
Data do documento: | 1-Ago-2022 |
Citação: | SANTOS, Anna Flávia Ferreira Andrade dos. A inclusão de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade no ambiente escolar. Orientador: Osmam Brás de Souto. 2022. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. |
Resumo: | O estudo do trabalho refere-se ao Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) que é identificado como transtorno neurobiológico de causas genéticas, os principais indícios surgem ainda na infância, principalmente na idade escolar e constantemente acompanhando a pessoa por toda a vida. O presente trabalho tem como objetivo geral desenvolver um estudo de como ocorre a inclusão de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e suas implicações no processo de inclusão no ambiente escolar. Os objetivos específicos do trabalho são: descrever a educação inclusiva, identificar crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, demonstrar estratégias para incluir crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e relatar a formação de professores frente a inclusão. A metodologia utilizada neste trabalho refere- se a uma revisão bibliográfica. A educação inclusiva é definida como um processo que assegura a participação de todos os estudantes com deficiência ou não nas escolas de ensino regular com o intuito de que todos participam do processo de ensino e aprendizagem sem qualquer discriminação assegurando o direito à educação. O ambiente escolar inclusivo precisa ser receptivo e atrativo, para que o estudante com deficiência se sinta acolhido. as dificuldades identificadas pelos docentes para inclusão de estudantes com TDAH são o número alto de estudantes em sala de aula, falta de entendimento por parte dos docentes sobre o transtorno. Para que aconteça realmente a inclusão dos discentes no contexto escolar, indicam a importância de um olhar abrangente sobre a educação inclusiva por toda a comunidade escolar, ocasionando a necessidade de adaptações para concretização do processo de aprendizagem, desenvolvendo um trabalho em conjunto com os responsáveis, incentivar e aperfeiçoar a formação dos docentes e oferecer apoio aos docentes no primeiro contato com esses estudantes. Verificou-se que para a inclusão das crianças com TDAH necessita de uma nova proposta educacional que exige um olhar diferenciado e abrangente sobre a educação inclusiva causando a necessidade de adaptações para a concretização do processo de ensino aprendizagem. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022. |
URI: | https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2024 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Anna Flávia Ferreira Andrade dos Santos.pdf | 309.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.