Please use this identifier to cite or link to this item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2024
Title: A inclusão de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade no ambiente escolar.
Authors: Souto, Osmam Brás de (Orientador)
Santos, Anna Flávia Ferreira Andrade dos
Keywords: Ambiente escolar
Educação inclusiva
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Issue Date: 1-Aug-2022
Citation: SANTOS, Anna Flávia Ferreira Andrade dos. A inclusão de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade no ambiente escolar. Orientador: Osmam Brás de Souto. 2022. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Abstract: O estudo do trabalho refere-se ao Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) que é identificado como transtorno neurobiológico de causas genéticas, os principais indícios surgem ainda na infância, principalmente na idade escolar e constantemente acompanhando a pessoa por toda a vida. O presente trabalho tem como objetivo geral desenvolver um estudo de como ocorre a inclusão de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e suas implicações no processo de inclusão no ambiente escolar. Os objetivos específicos do trabalho são: descrever a educação inclusiva, identificar crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, demonstrar estratégias para incluir crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e relatar a formação de professores frente a inclusão. A metodologia utilizada neste trabalho refere- se a uma revisão bibliográfica. A educação inclusiva é definida como um processo que assegura a participação de todos os estudantes com deficiência ou não nas escolas de ensino regular com o intuito de que todos participam do processo de ensino e aprendizagem sem qualquer discriminação assegurando o direito à educação. O ambiente escolar inclusivo precisa ser receptivo e atrativo, para que o estudante com deficiência se sinta acolhido. as dificuldades identificadas pelos docentes para inclusão de estudantes com TDAH são o número alto de estudantes em sala de aula, falta de entendimento por parte dos docentes sobre o transtorno. Para que aconteça realmente a inclusão dos discentes no contexto escolar, indicam a importância de um olhar abrangente sobre a educação inclusiva por toda a comunidade escolar, ocasionando a necessidade de adaptações para concretização do processo de aprendizagem, desenvolvendo um trabalho em conjunto com os responsáveis, incentivar e aperfeiçoar a formação dos docentes e oferecer apoio aos docentes no primeiro contato com esses estudantes. Verificou-se que para a inclusão das crianças com TDAH necessita de uma nova proposta educacional que exige um olhar diferenciado e abrangente sobre a educação inclusiva causando a necessidade de adaptações para a concretização do processo de ensino aprendizagem.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2024
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Anna Flávia Ferreira Andrade dos Santos.pdf309.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.