Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2032
Título: Inteligências múltiplas na aprendizagem significativa da educação infantil.
Autor(es): Aoyama, Elisângela de Andrade (Orientador)
Sampaio, Izabela Pereira
Palavras-chave: Aprendizagem
Desenvolvimento
Educação infantil
Data do documento: 1-Ago-2022
Citação: SAMPAIO, Izabela Pereira. Inteligências múltiplas na aprendizagem significativa da educação infantil. Orientador: Elisângela de Andrade Aoyama. 2022. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Resumo: Os princípios legais que reconhecem a Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica, orientam que a promoção do ensino deve favorecer o desenvolvimento integral da criança, para garantir que o atendimento aconteça de forma plena e conforme as orientações legais. O trabalho teve como objetivo apresentar a Teoria das Inteligências Múltiplas aplicadas a Educação Infantil tornando o processo de ensino-aprendizagem mais significativo. Trata-se de uma revisão da literatura, para realizar o estudo do tema fazendo uso de uma abordagem qualitativa. Foram utilizados como fontes de pesquisa livros, artigos e estudos publicados nas bases de dados da Biblioteca Virtual do Ministério da Educação (MEC), além de publicações nas revistas Acadêmica Magistro, Revista Inovação Social e Revista Interfaces Científicas, publicados no período de 2000 a 2022. A presente pesquisa investigou a Teoria das Inteligências Múltiplas como proposta didática para desenvolver métodos de ensino que auxilie o professor e que estimule a criança e considere suas aptidões, seja ela física, cognitiva, intrapessoal ou social, como veículo de aprendizagem e desenvolvimento educacional. A partir das análises realizadas foi possível compreender que o ensino da primeira etapa da educação básica dispõe de propostas didáticas que usam as múltiplas inteligências em seu currículo, que surgiram através das Diretrizes Curriculares Nacionais.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2032
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Izabela Pereira Sampaio_parcial.pdf146.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.