Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2037
Título: A dança como recurso pedagógico na educação infantil: contribuições para o desenvolvimento pleno da criança.
Autor(es): Giustina, Flávia Pinheiro Della (Orientador)
Barbosa, Leticia de Andrade
Palavras-chave: Dança
Desenvolvimento
Educação infantil
Data do documento: 3-Ago-2022
Citação: BARBOSA, Leticia de Andrade. A dança como recurso pedagógico na educação infantil: contribuições para o desenvolvimento pleno da criança. Orientador: Flávia Pinheiro Della Giustina. 2022. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
Resumo: O tema desta pesquisa é a dança como recurso pedagógico na educação infantil e suas contribuições para o desenvolvimento pleno da criança. Trata-se de uma pesquisa qualitativa teórica, com duração de quatro meses, baseada em estudos anteriores, após análise e discussão do tema escolhido. Investigou-se o seguinte problema: Como a dança enquanto recurso pedagógico contribui para o desenvolvimento infantil? Cogitou-se a seguinte hipótese: A dança como recurso pedagógico pode contribuir positivamente no processo desenvolvimento da criança, apesar de ser uma modalidade obrigatória de acordo com a BNCC, pode também ser aplicada nos diferentes campos de experiência como uma das linguagens utilizadas nesta etapa da Educação Básica. O objetivo geral é conhecer a dança como recurso pedagógico para o desenvolvimento infantil. Os objetivos específicos são caracterizar a dança como recurso pedagógico na Educação Infantil; conhecer os benefícios que a dança como recurso pedagógico proporciona para o desenvolvimento infantil; descrever formas de aplicação da dança como estratégia/recurso pedagógico e sua contribuição para o desenvolvimento infantil. Este trabalho é importante para um profissional na área da educação, agregando a ele conhecimentos que podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos seus alunos; agrega a sociedade pelo fato de contribuir para conhecimento de estratégias da dança na escola para o desenvolvimento infantil. Conclui-se que a dança deve ser reconhecida como um instrumento pedagógico de grande potencial, visto que proporciona a criança diversos benefícios.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2022.
URI: https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/2037
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leticia de Andrade Barbosa.pdf308.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.